28 de mar2014

A AMARC Brasil lança campanha “Rádio vs. Futebol – quem ganha a Copa Antidemocrática?”

por nils

Rad_vs_FutebolA “Copa das Copas” está chegando. E vai trazer o quê? No caso das rádios livres e comunitárias sem outorgas a gente já sabe: vai trazer mais repressão. Em comunicado oficial enviado às organizações que trabalham com comunicação comunitária, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) anunciou que reforçará a fiscalização para “garantir a viabilidade das comunicações para a Copa do Mundo de 2014”.


Isto significa que a ANATEL pretende silenciar o direito à comunicação no ar para garantir o ‘bom’ funcionamento da grande mídia. Porém, não vão conseguir nos calar. A reposta à repressão vem repleta de originalidade e reflexão a respeito de quem sai ganhando e perdendo durante uma Copa que tem dois grande representantes extremamente populares em suas áreas. De um lado o rei dos esportes: o Futebol e do outro, o mais abrangente veículo de comunicação presente no cotidiano de todos os brasileiros: o Rádio.


E ai, em quem você aposta? O confronto Rádio vs Futebol – quem ganha a Copa Antidemocrática? começa no dia 28 de abril pelo site http://radiofutebol.amarcbrasil.org/.


As regras deste jogo são bem simples: A cada semana acontece um jogo conduzido por quatro mãos. Dois craques do nosso time de autores competem em pênaltis verbais: Enquanto um vai chutar argumentos sobre os déficits democráticos do Futebol, o outro vai contra atacar com criticas ao rádio. E o vencedor deste campeonato são vocês quem vão decidir votando naquele que através das palavras conseguiu marcar o melhor gol. Após onze semanas vamos conhecer o grande ganhador da taça Copa Antidemocrática.


Além de promover a cidadania, a campanha também chama o público para participar de iniciativas atuais como as petições sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular e a do Bom Senso F.C.. Ambas dedicadas a fazer do rádio e do futebol, meios mais justos, participativos e democráticos.


Se você também ficou a fim de participar da campanha Rádio vs Futebol – quem ganha a Copa Antidemocrática? como autor ou autora, mande um e-mail para [email protected] e garanta a sua vaga num campeonato que promete dar o que falar neste ano 2014.

27 de mar2014

Convite ao debate “Sustentabilidade das Rádios Comunitárias”

por nils

radcom_debate_camecoA partir da próssima segunda-feira, 31 de março até 10 de abril, o Conselho Católico da Mídia (CAMECO) organiza uma discussão online no LinkedIn sobre a “sustentabilidade financeira das rádios comunitárias e locais, com especial ênfase na participação da comunidade”.


A discussão será realizada em três grupos paralelos em Espanhol, Francês e Inglês. Birgitte Jallov, especialista em rádio comunitária, moderará esta troca de experiência, apoiado pela equipe do CAMECO. Os organizadores comprometem-se a fornecer resumos regulares e compartilhar as questões discutidas nos três grupos de línguas durante e depois do evento. “Seriamos realmente gratos se pudessem participar deste intercâmbio e contribuir para a discussão, compartilhando seus conhecimentos e experiências. é destina-se a um resumo dos resultados de um documento prático e acessível”, sublinha CAMECO.


As inscrições para o grupo espanhol já está aberto: DAR CLICK AQUI.

Mais informacoes: Documento que apresenta o debate (PDF)