Programa de Formação e Gestão

O objetivo principal do Programa é ser um recurso da AMARC Brasil para o fortalecimento político-cultural das suas associadas e do movimento pelo direito à comunicação por meio da formação e capacitação. Buscamos, assim, consolidar cada projeto comunicacional das rádios comunitárias através do autoentendimento de sua função político-social na comunidade. A intenção do programa é construir e desenvolver novas metodologias e ferramentas pedagógicas coerentes com os objetivos políticos e a realidade das emissoras, centros e redes. Consideramos a gestão de forma integrada, articulando as dimensões: política, organizacional, comunicacional e sustentação econômica.

O programa busca avançar na construção de um diagnóstico de necessidades de formação das rádios comunitárias e propõe estratégias para o desenvolvimento de atividades de formação. Nessa linha também desenvolvemos capacitações técnicas e radiofônicas, de acordo com as demandas da associação e/ou das rádios comunitárias. Especialmente trabalha para fortalecer o trabalho de uma equipe de formadores e formadoras para avançar na construção de uma perspectiva comum, equipe hoje composta por 10 associados da AMARC Brasil. A necessidade de uma Equipe de formação/capacitação, foi uma demanda permanente de associadas e parceiras da AMARC Brasil nos últimos 6 anos. Por isso fizemos uma seleção de currículos para criação da Equipe de Formadores/as. Foram realizadas três Oficinas de Formação. A primeira aconteceu em Brasília (DF) no final de abril, quando colocamos as bases da formação/educação. A segunda oficina foi em Altamira (PA), onde além de refletir sobre os princípios e perfis que guiam a equipe, conhecemos duas rádios comunitárias na Transamazônica, suas potencialidades e problemas. A última oficina aconteceu na cidade de Buenos Aires, Argentina, com o objetivo de traçar planos para o Programa no ano de 2010 e conhecer novas rádios e realidades.

Entre as últimas ações realizadas destacam-se:

– Capacitação e formação da Equipe de Formação da AMARC Brasil (de abril de 2009 a novembro de 2010);

– Capacitação para 20 rádios comunitárias pioneiras em Angola (março de 2012);

– Capacitação para 20 rádios comunitárias no Haiti (agosto de 2012);

– Projeto de formação com 10 rádios comunitárias da região da Transamazônica (Pará) e 10 rádios comunitárias da região do Sisal (Bahia) (projeto que conta com o apoio da UNESCO, aguardando início de execução).

O programa de formação é uma ação da regional AMARC ALC que tem por objetivos facilitar o diálogo e intercâmbio de aprendizagens e ensinamentos que são gerados em cada rádio, em redes e associações nacionais. O programa acompanha a formação de equipes subregionais, convoca encontros presenciais e virtuais, produz material em diversos suportes para facilitar a aprendizagem.

 

 

Be Sociable, Share!
  • Tweet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*