O que é AMARC Brasil

Sobre a AMARC Brasil

A AMARC Brasil, criada em 1995, integra a regional América Latina e Caribe da Associação Mundial de Rádios Comunitárias, entidade reconhecida como uma organização não governamental internacional (ONGi), de caráter laico e sem fins de lucro. Há mais de 25 anos, a AMARC atua pelo Direito à Comunicação em níveis internacional, nacional, regional e local promovendo o interesse do movimento de rádios comunitárias por meio da solidariedade, ação em rede e Cooperação. Nos cinco continentes reunimos mais de 4 mil rádios comunitárias, federações e aliados em mais de 115 países.

Pertencente à AMARC América Latina e Caribe (AMARC Alc), a AMARC Brasil é o capítulo brasileiro da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (http://amarc.org). Assim como a AMARC Internacional, a AMARC Brasil tem como missão promover a democracia na comunicação, especialmente no rádio, para favorecer a liberdade de expressão e contribuir para o desenvolvimento igualitário e sustentável das sociedades. Hoje está composta por mais de 50 associadas entre rádios comunitárias e educativas, centros de produção, associações e ativistas, reunidas pela defesa e exercício do direito à comunicação, com foco na radiodifusão comunitária. São eles e elas que fazem a gestão da rede com o objetivo de incidir em processos de democratização.

Funcionamento

Atualmente a AMARC Brasil está organizada em torno de um conselho deliberativo com a missão de acompanhar as diretrizes tomadas em suas assembleias bienais de associadas. A Assembleia das associadas é a instância máxima de deliberação da AMARC Brasil, quando todas as associadas reunidas definem as diretrizes da próxima gestão e elege seu respectivo conselho. Um dos conselheiros também tem a missão de representar a rede nacional e internacionalmente. Outra conselheira é animadora da Rede de Mulheres da AMARC Brasil. A última assembleia, realizada em agosto de 2013, em Belém do Pará, elegeu a seguinte composição do conselho:

– João Paulo Malerba (associado individual – RJ)
– Domingos de Moraes (Rádio Nativa – PA)
– Tais Ladeira (associada individual – DF)
– Rosa (Rádio Independência – CE)
– Celia Rodrigues (associada individual – CE)
Suplência (direito a voz, mas não a voto):
– Pedro Martins (associado individual – RJ)
– Rose (Ilê Mulher – RS)

Rede de Mulheres: Célia Rodrigues
Representante Nacional: Pedro Martins
Conselho AMARC ALC: João Paulo Malerba

Além do conselho, a AMARC Brasil possui uma coordenação executiva, hoje a cargo de Daniel Fonsêca, que tem a função de acompanhar as ações dos programas da AMARC Brasil, auxiliar o conselho, animar a rede e mantê-la ativa. O escritório da AMARC Brasil funciona hoje na filial no Rio de Janeiro.

Be Sociable, Share!
  • Tweet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*