Criar Brasil – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio

criarO QUE FAZEMOS:


Apoio às organizações do movimento social através de produção, assessoria, capacitação em rádio em rádio e outras plataformas – impresso, internet e audiovisual – visando à efetivação dos direitos humanos, com foco no direito à comunicação


ONDE TRABALHAMOS: Rio de Janeiro – RJ
PAGINA WEB:   www.criarbrasil.org.br
WEBRADIO: radiotube
CONTATO:   [email protected]


SOBRE NOS

logo_criarbrasil
O CRIAR BRASIL – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio – é uma organização não-governamental que atua pela democratização da comunicação desde 1994. Nossa missão é:

“Apoiar as organizações dos movimentos sociais através de estratégias de comunicação como produção, assessoria, pesquisa e capacitação em rádio e outras plataformas – impresso, internet e audiovisual – visando à efetivação dos direitos humanos, com foco no direito à comunicação.”

Quando o CRIAR BRASIL foi fundado, há quase duas décadas, a comunicação vivia tempos bem diferentes. De lá pra cá, o movimento de rádios comunitárias tomou conta do Brasil, a internet causou uma revolução na disseminação de informações, a tecnologia mudou todos os parâmetros de produção e edição de conteúdos. Temos enfrentado, diariamente, o desafio de acompanhar essas mudanças em alta velocidade ao mesmo tempo em que atuamos pelo fortalecimento da comunicação cidadã. Quando começamos, o país ainda se empenhava para se recuperar das restrições impostas pelos anos de ditadura. Além disso, trabalhávamos com fita cassete, gravador de rolo, edições feitas à gilete. Hoje, temos a democracia fortalecida e, tecnicamente, contamos com estúdio digital, passamos pelo CD e ocupamos a internet, inclusive com a criação de uma rede social exclusiva para a cidadania, o radiotube.org.br. Nossa rede de rádios passou de 50 participantes para 1.400. Iniciamos também a organização de uma rede de TVs Comunitárias e Públicas. A história da nossa atuação política inclui a Representação Nacional da Associação Mundial de Rádios Comunitárias – AMARC BRASIL (2009/2011), a filiação à ABONG – Associação Brasileira de ONGs -, a participação em inúmeras campanhas em defesa de um país mais justo, a parceria com dezenas de instituições da sociedade civil como FASE, CECIP, CUT, UNESCO, UNICEF e IBASE. E foi no IBASE que tudo começou.

Nossa equipe, antes de ser CRIAR era CRIA – Centro de Imprensa Alternativa, o setor de rádio do IBASE iniciado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Quando o projeto chegou ao fim, por falta de recursos, poderíamos ter buscado outros caminhos individuais, mas optamos por batalhar para não deixar morrer a proposta de um centro de produção e capacitação em rádio cidadão. Desde então, apesar das dificuldades, temos trabalhado para fazer valer nosso lema: ‘O CRIAR é a ONG da Comunicação para Todas as Vozes’.

Ampliamos nossa atuação batalhando para ocupar não só as ondas do rádio com programação que contribua para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, mas também para marcar presença de forma efetiva na internet e na produção de vídeos. Além da parceria com rádios, TVs, universidades e ONGs, desenvolvemos inúmeras iniciativas com apoio de instituições como o INCA – Instituto Nacional de Câncer, Ministérios da Cultura, da Saúde e da Justiça, Secretaria de Políticas Para as Mulheres e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Produzindo materiais, desenvolvendo projetos e realizando capacitações com participação de comunicadores, moradores e lideranças de comunidades populares, temos compartilhado experiências, refletido sobre os caminhos da comunicação popular, contribuído para a integração dos participantes da rede e enfrentado os desafios que surgem a cada dia e nos impulsionam para o futuro.

Be Sociable, Share!
  • Tweet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*