Centro das Mulheres do Cabo

O Centro das Mulheres do Cabo (CMC) é uma Organização Não-Governamental, emergente das lutas populares e da explosão do movimento de mulheres na década de 80. No início as mulheres do Cabo se mobilizavam junto com as organizações de bairro pela melhoria das condições de moradia e realizavam campanhas de prevenção de doenças transmissíveis e promoção da saúde. Ainda tendo a luta comunitária como carro- chefe, as mulheres, a partir de 1979, passaram a comemorar o Dia Internacional da Mulher. Foi neste contexto de organização em prol da cidadania que nasceu o CMC, fundado em 25 de março de 1984, num ato que envolveu 600 mulheres – trabalhadoras, donas de casa e estudantes – dos mais diversos bairros e distritos do município.

 

Hoje o CMC tem mais de seis mil associadas, e parte desse público participa e acompanha as atividades do Centro nos núcleos situados nos bairros periféricos e zona rural. Em sua trajetória, o CMC vem desenvolvendo ações que visam conscientizar as mulheres sobre seu papel na sociedade, priorizando a formação de multiplicadoras e fortalecendo a luta das mulheres contra as desigualdades de gênero e pela afirmação da cidadania. As ações do CMC são substanciadas em processos e práticas sócio-educativas inspiradas no feminismo que resgatam a mulher enquanto sujeito e cidadã.

Site: http://www.mulheresdocabo.org.br/

Compartilhe:
  • Twitter
  • Print
  • email
  • Add to favorites
  • Facebook
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>