Rádio Novos Rumos

Criada em 1991 por ativistas, militantes do campo da comunicação popular, lideranças comunitárias e principalmente pelo povo do antigo distrito de Queimados[1], na baixada fluminense, a Rádio Novos Rumos foi pioneira em sua estrutura de gestão e participação democrática. As suas assembléias e eleições são regulares e pautaram desde o início a administração da emissora, garantindo a participação livre e irrestrita de qualquer pessoa independentemente de sua orientação religiosa, sexual, ou condição política e social. A luta popular foi vitoriosa por garantir o controle sobre a comunicação. O direito de comunicar foi estabelecido!

 

Neste contexto da criação da Rádio Novos Rumos, o combativo movimento pela democratização da comunicação se enriqueceu muito com a experiência das rádios comunitárias. Ficou claro que a Rádio, como simplesmente e carinhosamente é chamada pelos queimadenses, contribuiu para este movimento, tornando-se uma referência histórica. Também reconhecida na academia por diversos estudantes e pesquisadores, servindo de base para seus trabalhos, monografias e dissertações sobre a comunicação no país.

 

A novidade da comunicação comunitária ajudou a dinamizar a luta popular. Em todo país surgiram diversas associações nas comunidades e bairros, que encampavam o modelo da comunicação comunitária e de organização efetivamente dirigida pelo povo. A participação direta foi o norte desta modalidade de luta contra o monopólio da comunicação. Enfim, a práxis se concretizou através da participação democrática. Em sua história, a repressão não tardou e a Rádio Novos Rumos sofreu bastante, foi fechada, teve seus equipamentos apreendidos, seus líderes presos e julgados. Enquanto que a “grande” mídia atuava livremente com suas outorgas vencidas.

 

Mas, no dia 05 de novembro de 2009, coincidentemente dia nacional da cultura, foi publicado no diário oficial da união a outorga da Rádio Novos Rumos e no mesmo ano a emissora recebeu da câmara municipal de Queimados, moção de aplausos e a medalha Darcy Ribeiro (tida como a maior honraria do município) pelos serviços prestados a sociedade.

Site: http://www.novosrumosfm.com.br

Compartilhe:
  • Twitter
  • Print
  • email
  • Add to favorites
  • Facebook
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>