9 de mar2015

A estória dentro da estória: AMARC Brasil participa da produção de audiolivro de fábulas.

por nils

seruaO rádio sempre foi um ótimo meio para contar estórias. As rádios comunitárias sabem bem disso, mas não são as únicas que usam e produzem materiais sonoros para e com as comunidades. Uma organização sempre bem ativa na exploração de novas linguagens no Rio de Janeiro é o centro de desenvolvimento da criatividade “Se Essa Rua Fosse Minha”. E na sua trajetória de educação popular agora tem mais um capítulo: uma parceria com o Projeto interdisciplinar de Artes Cênicas e língua Portuguesa para produzir, junto com alunas e alunos de escolas públicas, livros, fotonovelas e também audiolivros.
E o que tem toda essa estória a ver com a AMARC Brasil? Bom, na hora de gravar e produzir o audiolivro foi solicitado o espaço de gravação e assistência na produção. E claro, ficamos felizes com o convite e ajudamos nessa missão.
No mês de fevereiro, contamos com a visita da turma 1705 da Escola Municipal José de Alencar, do bairro de Laranjeiras, para transformar os roteiros desenvolvidos em material radiofônico. O espaço onde normalmente gravamos entrevistas e o nosso podcast +1café ficou pequeno para as inúmeras jovens vozes que deram vida à fábula “A cigarra e a formiga”.
A atividade não tratou de recriar a fábula original. Bem como indica o título do audiolivro “A estória dentro da estória – Novas velhas estórias” a trama clássica foi modificada, a moral agora é outra. Sabendo que a produção seria feita na AMARC Brasil, as professoras Celia Damiana Teixeira da Cruz e Isabela Passos Gouvêa organizaram o audiolivro em formato de programa de rádio.

E agora, convidamos vocês a ouvirem os contos que surgiram deste projeto, que com certeza são também um material interessante para os programas voltados para o público jovem das rádios comunitárias.

Aproveite, a hora das fábulas…!

ÁUDIO Apresentação do audiolivro “A estória dentro da estória: Novas velhas estórias”
ÁUDIO Áudio-livro “A estória dentro da estória: A cigarra e a formiga”

Mais informação sobre a ONG Se essa rua fosse minha