15 de dez2013

Midiateca – “Rádios Comunitárias para todos os povos”

por nils

Seminario_AMARC“Rádios Comunitárias para todos os povos”, foi o título e a reivindicação central de um importante seminário da AMARC Brasil no mês de agosto de 2013. O evento reuniu radialistas, estudantes, integrantes do poder público e, sobretudo, e representantes de assentamentos rurais e dos povos tradicionais brasileiros para falar da situação atual, dos desafios e das visões da comunicação comunitária nos espaços rurais, onde mora cada quinto brasileir@s.
Graças à importante parceria com a Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal de Belem do Pará (UFPA) foi produzida uma cobertura e uma extensa documentação extensa do evento que vamos colocar a sua disposição nesse espaço. Esse material inclua inclui uma apresentação sobre a situação das “Rádios comunitárias rurais e dos povos tradicionais no mundo”, uma seleção de fotos, e vídeos que demonstram a grande diversidade do seminário. Tomam a palavra, o representante indígena Alan Tembé, a radialista Flávia Lucena, o coordenador-geral de Radiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações Samir Nobre, o educador do MST Carlinhos Luz e a capacitadora Sofía Hammoe da AMARC Brasil, entre outr@s.

(mais…)

9 de dez2013

Muitos projetos, nenhuma nova Lei…

por nils

panfleto-plip-frente_finalLutar por uma nova Lei de Comunicação é um elemento chave para a democratização da mídia. Até agora todas as tentativas de modificar a colcha de retalhos legal, herança de corpos legais autoritários anteriores e da época da ditadura, que chocam com a Constituição do 1988, fracassaram. Porém, não faltaram iniciativas para mudar essa situação geral e achamos importante documentar esses esforços históricos e iniciativas atuais.
Como documenta um estudo do antigo associado da AMARC Brasil, Dioclécio Luz, entre 1998 e 2011, foram apresentados um total de 36 Projetos de Lei (PL), Projetos de Lei do Senado (PLS) e Propostas de Emenda Constitucional (PEC). Porém, nenhum desses Projetos foi aprovado.

(mais…)

5 de dez2013

RadCom – aplicativo smartphone para rádios livres e comunitárias

por nils

radcom app radios comunitarias community radio

RadCom – aplicativo iPhone e Android para rádios livres e comunitárias

Acaba de ser lançado um aplicativo para celular que reúne dezenas de rádios comunitárias e livres de todo o mundo. O App foi desenvolvido pelo projeto Rebaixada, que investiga e experimenta o uso de novas tecnologias nas manifestações contra os megaeventos.

É possível escolher emissoras por país, cidade e através de uma busca. Há ainda a opção de navegação por um mapa interativo. Existe também um formulário para a inclusão de outras rádios.

O Rebaixada é um projeto desenvolvido na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

– Android (Samsung, Motorola, LG, Sony…): https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wiziapp.app124861
– iOS (iPhone, iPad, iPod…): https://itunes.apple.com/us/app/radcom-radios/id762239008
– Mapa: http://rebaixada.org/radcom/mapa

Sugerir outras rádios: ​​http://rebaixada.org/radcom/app/radios/

3 de dez2013

Manual de Audacity 2.0.0 – Editar áudio com Software Livre

por nils

Audacity-icon
PDF Manual de Audacity 2.0.0
Um grande desafio para muitas rádios comunitárias é a capacitação de novos integrantes na edição de áudio. Alguns dos problemas enfrentados se relacionam com o software utilizado: ou não podem ser instalados em casa pois necessitam de licença, ou seja, são softwares proprietários; ou não estão disponíveis em português ou até mesmo são difíceis de conseguir para instalação. Todos esses problemas são resolvidos com Audacity.
Audacity é um software utilizado para a gravação e edição de áudio, fácil de usar, distribuído sob a licença GPL, multiplataforma e livre. Também é o editor de áudio mais comum para os sistemas GNU / Linux , mas também está disponível para computadores com Windows ou MAC.
Desde a versão 2.0 tornou-se uma verdadeira alternativa aos programas comerciais. (mais…)